TENDÊNCIAS E SEUS RISCOS
- Renato Sona Goncalves
- 19 de out. de 2016
- 2 min de leitura

A Tecnologia ao alcance de todos, seja na sua vida pessoal seja na profissional.
A informação é o seu grande aliado e pelo grande volume e importância delas a convergência entre as tecnologias, produtos, serviços e “coisas” se tornam cada vez mais integrados e presentes no nosso dia a dia.
A internet das coisas (IoT) já está presente em muitos países e aos poucos apesar da falta de infraestrutura em nosso país, já temos visto algumas iniciativas e discussões sobre o assunto. Iniciativa privada e pública já discutem quais os rumos para os próximos anos.
Nas empresas já se discutem mais a prática do “traga o seu próprio aparelho” (BYOD), cada vez mais presente e ganha força, principalmente diante do fato de que a maioria das pessoas utilizam equipamentos mais modernos do que os disponibilizados pelas empresas. Obviamente essa estratégia possui os seus desafios, mas no final , a empresa contará com uma estrutura de TI mais moderna e eficiente.
O uso dessa prática tem algumas vantagens. Os custos de TI, por exemplo, diminuem, pois gastos relacionados à troca de equipamentos e custos com conexões de rede fora do ambiente corporativo passam a ser de responsabilidade do funcionário e não mais da empresa. A satisfação dos funcionários também aumenta.
Mas há os riscos. Nesta adoção, diversos aspectos devem ser considerados, sendo o principal deles o controle. Uma PSI deve existir, deve ser de conhecimento de todos, deve ser publicada e assinada por todos os colaboradores. Há de se pensar em impor limites de uso dos recursos de rede, assim como o funcionário deverá passar a atualizar as ferramentas de segurança com mais frequência, pois suas informações ficam mais expostas.
Considere então a adoção na empresa de uma Gestão de Riscos não só para os ativos, mas também para os sistemas e processos. Implemente uma Política de Segurança da Informação, avalie os processos de TI, avalie sua maturidade, avalie seus processos de negócios, faça um Pentest a avalie sua vulnerabilidade faça o controle de suas licenças de softwares e como são distribuídas as aplicações.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia ajuda, os riscos em uma proporção maior devem ser considerados na sua gestão e nada mais lógico e de suma importância para a sua empresa que os controles estejam devidamente apurados, os riscos identificados e processos estejam definidos, desenhados e que tenham os seus responsáveis.
A adoção da Governança de TI com certeza é um caminho que o ajudará a visualizar a sua situação e maturidade dos processos de TI e de negócio e permitira que, com a priorização e definição de planos de ações elevem a níveis de maturidade aceitáveis o preparando para futuras auditorias e conformidades exigidas pelo mercado.
Quer saber mais,
Comments