top of page

COMO OS RISCOS SÃO TRATADOS NA SUA EMPRESA ?

  • Foto do escritor: Renato Sona Goncalves
    Renato Sona Goncalves
  • 1 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Quando tratamos do assunto Gestão de Riscos, obviamente iremos nos remeter diretamente e obrigatoriamente a pensar sobre a Origem dos Eventos para os quais serão desenvolvidas as análises, controles e natureza dos riscos.

Suas origens podem ser externas, que são as ocorrências associadas ao ambiente macroeconômico, político, social, natural ou setorial em que a organização opera e, as Internas, que são os eventos originados na própria estrutura da organização, pelos seus processos, seu quadro de pessoal ou de seu ambiente de tecnologia, neste caso, a organização pode e deve, geralmente, interagir diretamente com ações proativas, como por exemplo a implementação de uma Governança de TI.

É então a denominada Classificação de Riscos que passa a ser um importante papel para as organizações nesse processo de implementação. Veja que citamos em ações proativas a classificação de riscos do Tipo Tecnológico, mas há de se considerar os demais tipos: macroeconômico, ambiental, social, legal, financeiro, além das conformidades.

Para completarmos a análise e definição da Classificação dos Riscos, há que se definir a natureza dos riscos que são os:

Estratégico: estão associados à tomada de decisão da alta administração e podem gerar perda substancial no valor econômico da organização. Os riscos decorrentes da má gestão empresarial muitas vezes resultam em fraudes relevantes nas demonstrações financeiras.

Operacional: estão associados à possibilidade de ocorrência de perdas (de produção, ativos, clientes, receitas) resultantes de falhas, deficiências ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, assim como de eventos externos como catástrofes naturais, fraudes, greves e atos terroristas.

Financeiro: são aqueles associados à exposição das operações financeiras da organização. É o risco de que os fluxos de caixa não sejam administrados efetivamente para maximizar a geração de caixa operacional, gerenciar os riscos e retornos específicos das transações financeiras e captar e aplicar recursos financeiros de acordo com as políticas estabelecidas.

E você já pensou em fazer uma Gestão de Riscos adequada com as suas necessidades? Procure-nos, temos as melhores estratégias para iniciar, acompanhar e implementar uma GRC.

www.daryus.com.br


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page